F.A.Q. — perguntas frequentes

1. Como encomendar

1.1. Tenho interesse em adquirir um Audio Dream, mas queria ouvir antes de comprar. É possível?


Com certeza! Nosso showroom na cidade de São Paulo/SP está de portas abertas para todos mediante agendamento prévio. Possuímos toda linha em formato universal e uma vasta gama de equipamentos diferentes para testar os nossos produtos (amplificadores, DACs, DAPs, etc). Sinta-se à vontade para também trazer seu equipamento e utilizá-lo no teste, ou comparar outros fones com os nossos. Para agendar sua visita, entre em contato conosco: contato@audiodream.com.br ou (11) 95421-6391.




1.2. Como é feito o fone custom (moldado)?


Para construir seu Audio Dream personalizado, precisamos de um molde do seu canal auditivo. Nosso fonoaudiólogo injeta uma massa específica em cada ouvido para fazer um pré-molde instantâneo. Esse procedimento é utilizado mundialmente também para a confecção de aparelhos auditivos e é extremamente seguro, além de indolor.




1.3. Não moro em São Paulo/SP. Como posso fazer o meu fone customizado?


Não é necessário vir até nosso showroom para tirar o pré-molde! Dispomos de uma lista (em constante expansão) de fonoaudiólogos parceiros de confiança nas principais cidades do Brasil. Basta pedir a confecção do seu pré-molde e enviar para nós. Este custo não está incluído no valor do fone Audio Dream e deverá ser providenciado pelo cliente. Entre em contato conosco para indicarmos onde aconselhamos tirar o pré-molde na sua cidade e quais os requisitos necessários. Temos clientes que já enviaram seus pré-moldes inclusive do estrangeiro sem perda alguma de qualidade e conforto no produto final.




1.4. Não quero fazer um fone moldado.


Não há problema. Oferecemos também todos os nossos produtos com caixa em formato universal. O encaixe no ouvido de cada cliente é realizado com ponteiras removíveis, como qualquer outro fone universal no mercado. Alertamos, porém, que a experiência sonora pode diferir levemente e que uma caixa moldada é a melhor maneira de aproveitar seu Audio Dream.




1.5. Quais são os acabamentos disponíveis?


Nós temos uma vasta gama de acabamentos disponíveis tanto para a caixa ( shell) quanto para o faceplate. Desde cores sólidas até acabamentos com madeiras selecionadas e especialmente tratadas. Entre em contato conosco para saber todos os acabamentos e valores adicionais. Nosso estoque de madeiras, por exemplo, está em constante renovação. Também pode visitar o nosso Instagram para se inspirar para encomendar seu Audio Dream.




1.6. Qual a diferença entre madeira convencional e madeira estabilizada?


A madeira estabilizada, antes de ser cortada para o faceplate, sofre um processo de tratamento para secar e tingir a peça. Uma bomba de vácuo é utilizada para remover toda umidade da madeira, ao mesmo tempo em que se insere um agente estabilizante, pigmentos e, eventualmente, outros produtos. Todos os poros, assim, são preenchidos. O resultado é uma peça de madeira extremamente sólida, durável e tingida não só na superfície, mas dentro do bloco inteiro! O visual de cada peça é único e espetacular. Somos pioneiros na utilização desse material no Brasil no ramo do áudio e temos uma biblioteca em constante renovação de madeiras estabilizadas dos mais diversos visuais. Mostramos todas as peças disponíveis durante a confecção do seu faceplate e você mesmo escolhe o corte, caso queira.




1.7. Tenho uma ideia para um acabamento, mas ainda não é oferecido pela Audio Dream.


Já realizamos as ideias de vários clientes criativos que buscavam algo especial e único para o seu fone: pedras e metais preciosos, madeiras exóticas, cores incomuns, entre outros. Alguns dos acabamentos que hoje oferecemos começaram como uma vontade peculiar de um cliente! Se quiser algum acabamento fora do que já oferecemos, basta entrar em contato conosco para estudarmos a viabilidade do projeto. Lembramos também que o desenvolvimento e prototipagem da ideia aumenta o prazo de entrega e implica em custos adicionais.




1.8. Comprei o meu Audio Dream! O que vem na caixa?


Cada fone Audio Dream inclui um case AD (o modelo varia de acordo com o fone), cabo de 120cm de cobre com banho em prata reforçado com kevlar e invólucro em teflon com plug 3.5mm TRS, adaptador 3.5mm para 6.35mm (P2 para P10) e ferramenta de limpeza. Consulte-nos para upgrade de estojo e cabos na sua compra.




1.9. Quanto tempo leva para o meu fone ficar pronto?


O nosso trabalho é extremamente artesanal e somos perfeccionistas e meticulosos. Além disso, normalmente possuímos uma considerável fila de espera, portanto nossos prazos podem variar. Junto com a confirmação da encomenda você receberá uma estimativa de conclusão e envio do seu Audio Dream, bem como imagens da produção ao longo do processo.




1.10. Quais são as modalidades de envio?


Enviamos por diversas modalidades, mas sempre muito bem embalado. Consulte-nos para orçar o envio de sua preferência.




1.11. Tenho urgência na entrega do meu fone novo!


Quebrou seu in-ear monitor e possui um show agendado? Possui alguma outra urgência? Entre em contato conosco. Já realizamos serviços de plantão para músicos em turnê, entre outras emergências hi-fi. É possível fabricar um fone em prazo emergencial, a depender do modelo e das circunstâncias. Entre em contato conosco que faremos o possível para ajudá-lo.




1.12. Meu Audio Dream custom finalmente chegou, mas tenho problemas com o encaixe dele no ouvido.


Os monitores in-ear moldados podem necessitar pequenos ajustes no fit na primeira utilização. É incomum, mas normal, seja por conforto ou falta de selo total do canal auditivo. Diversos fatores podem influenciar nessa questão, desde preferências pessoais até perda ou ganho de peso. Para entregas presenciais em São Paulo, já efetuamos na hora qualquer ajuste necessário na caixa. Se a compra for feita on-line, pode sempre enviar de volta seu Audio Dream. Um fone custom é feito para ser confortável e selar absolutamente o canal auditivo de sons externos.





2. Nossos monitores in-ear

2.1. Por que vocês não publicam a curva de resposta dos fones e outros dados como impedância e sensibilidade?


Esse assunto pode parecer polêmico, mas não acreditamos em julgar fones por gráficos e números, e nossa experiência particular testando diversos equipamentos hi-fi em todas as faixas de preço confirma esta posição. Atualmente, há uma prática no mercado em guiar aquisições com base apenas no que consta no papel sem devidamente compreender o objetivo das medições tão veneradas. O gráfico de resposta de frequência não é um fator decisório para como o monitor, ou qualquer headphone, vai soar. Nós, claro, fazemos essas medições, mas para calibrar e equalizar os dois lados do monitor, que é a sua real utilidade indispensável. A medição traça um parâmetro de como a resposta está num determinado momento numa única frequência. A medição atua com um sweep de uma frequência, ou seja: uma só nota tocando num tempo de resposta. O uso na vida real não é assim, a não ser que você seja um entusiasta de sons de telefone fora do gancho. Uma música, ou qualquer outro uso possível do fone fora da medição, possui diversas sonoridades (instrumentos, timbres, overtones, etc.) acontecendo ao mesmo tempo. Uma frequência de resposta bonita não necessariamente indica que o fone soa bem (não que as nossas sejam desagradáveis de se olhar — pelo contrário)! O fato de estarmos sediados em São Paulo e termos um showroom nos permite não ceder à pressão comercial de publicar esse tipo de material que induz o comprador em erro, ao contrário de se comprar um fone sem possibilidade de ouvir antes. Sempre vamos acreditar que basta ouvir uma vez para entender o que é um Audio Dream!




2.2. Qual a marca dos drivers que a Audio Dream utiliza?


Utilizamos mais de um fornecedor, mas outras informações são sigilo industrial nosso. De qualquer maneira, escolher um fone pela marca de seus transdutores é equivocado. O que importa é o som!




2.3. Qual a diferença entre um fone custom e um universal?


Um monitor custom — ou seja, moldado ao seu canal auditivo —, além de ser extremamente mais confortável que um universal, oferece um grau muito maior de isolamento acústico e, sim, soa diferente. As medidas são iguais em ambos os tipos de caixa (distanciamento e posicionamento de drivers, etc.), mas o formato único de cada canal auditivo pode exigir alguma correção para que o fone seja encaixado o mais profundamente possível. Assim, nem sempre a caixa universal irá oferecer a profundidade ideal para a audição do fone. Além do mais, o uso de ponteiras no fone universal causa alterações na resposta sonora, pois cada material diferente de cada ponteira absorve uma faixa de frequência diversa, como se fosse um pequeno tratamento acústico dentro do seu ouvido. Uma ponteira de silicone pode causar perda de frequências graves, enquanto uma ponteira apertada demais prejudica os agudos, por exemplo. Essa variação casuística é eliminada com a caixa moldada de acrílico, que garante a entrega do som projetado por nós diretamente na profundidade certa do seu ouvido.




2.4. Quanto mais drivers, melhor o som?


Não. Tudo depende do projeto, além da qualidade dos componentes escolhidos.




2.5. Vi que outra empresa faz um fone com a mesma quantidade e mesmo tipo de drivers. Ele soa igual ao Audio Dream?


Mesmo que utilizassem até os exatos mesmos drivers das mesmas marcas, fones aparentemente iguais de fabricantes diferentes soam imensamente distintos. Há muito mais por trás do som de um monitor além da quantidade e tipo de transdutores, que são apenas uma parte do projeto. Posicionamento, crossover, circuito interno, design da caixa, entre outros, possuem também uma influência brutal no produto final.




2.6. Quais são os conectores que os monitores da Audio Dream usam?


Todos os nossos monitores in-ear utilizam conector 2 pin de 0.76mm para cabos, que é um dos padrões mais comuns no mercado.




2.7. Posso usar meu Audio Dream com outro cabo?


Com certeza. Nossos fones são compatíveis com qualquer cabo para IEM com conector 2 pin de 0.76mm.





3. Serviço de Reshell

3.1. O que é o serviço de reshell?


No serviço de reshell, desmontamos cuidadosamente seu monitor in-ear (seja ele Audio Dream ou, na maioria dos casos, de outras marcas) e colocamos seus componentes em uma nova caixa moldada no seu canal auditivo. Fazer reshell do seu fone universal para um custom desbloqueia todo potencial sonoro do projeto, é mais confortável, isola mais e personaliza esteticamente o seu fone favorito.




3.2. "Vocês fazem reshell do fone x?"


Não é possível fazer reshell em todo e qualquer monitor in-ear. Alguns, por exemplo, possuem construção que impossibilita desmontá-los sem danificar os transdutores dentro. E, em regra geral, nos reservamos ao direito de negar reshell a determinados fones e marcas cuja qualidade de construção e de componentes não nos permite garantir um serviço durável e satisfatório.




3.3. Quando é possível fazer reshell?


Importante sempre levar em consideração que nem sempre o reshell é possível, até mesmo com nossos fones! Complexidade do projeto e fragilidade dos componentes são fatores decisivos na hora de se estudar a viabilidade do reshell. Sempre nos pergunte antecipadamente da possibilidade. Por causa disso, mesmo em fones da nossa marca, a garantia em reshell abrange apenas o serviço (caixa e fit), não os componentes internos.





4. Limpeza, manutenção e cuidados

4.1. Como posso limpar meu Audio Dream?


Para limpar o corpo do fone, utilize apenas um lenço de papel seco. Seu Audio Dream também inclui uma ferramenta para limpeza com escova e gancho. Com ela você pode remover o acúmulo de cerúmen no bore do fone. Não utilize água ou outros produtos, como álcool e abrasivos. Não insira quaisquer outros objetos na abertura do fone, pois há um forte risco de danificá-lo. Nem todo mundo produz cerúmen na mesma quantidade e com as mesmas características. No caso de excesso de obstrução no bore do seu Audio Dream, entre em contato conosco e agende uma manutenção preventiva com limpeza.




4.2. Como posso transportar meu Audio Dream?


Nossos cases oferecem conforto e conveniência para transportar seu monitor in-ear, mas é possível guardar e carregar seu Audio Dream em qualquer outro estojo que ofereça rigidez e absorção de impacto. Não recomendamos deixar os fones soltos em mochilas, bolsos e semelhantes, não só por proteção, mas também por higiene.




4.3. Posso praticar atividades físicas e suar com meu Audio Dream?


Na maioria dos casos, sim. Nós, inclusive, só usamos nossos monitores para malhar na academia e muitos clientes se exercitam com os seus. Além do mais, no caso de monitoramento em palco, o suor é natural e inevitável. Por isso, todos os nossos fones Audio Dream são construídos para resistir a qualquer circunstância de utilização no profissional e no dia-a-dia. O canal auditivo não sua, apenas produz cerúmen. Não aconselhamos remover e tirar constantemente os fones nessa situação, pois essa é a única maneira que o suor pode penetrar nos componentes internos. Se você é músico e acaba de fazer um show, não guarde o fone úmido de volta na caixa imediatamente. Use um lenço de papel para secar o fone e aguarde um pouco antes de fechá-lo no estojo, permitindo que qualquer eventual umidade nos componentes internos evapore. Não aconselhamos utilizar nossos fones com projeto de caixa aberta (por exemplo: Audio Dream Diaboli) durante atividades físicas!




4.4. Posso usar meu Audio Dream no avião?


Sim, todos são seguros, além de excelentes parceiros de viagem por isolar o ruído! Contudo, alertamos que a variação de pressão no voo em monitores com transdutores eletrostáticos pode resultar em ruídos indesejados durante determinados trechos da viagem. Convém, idealmente, utilizar drivers eletrostáticos apenas em altura de cruzeiro.




4.5. Rachei a caixa ou o faceplate do meu Audio Dream, e agora?


Entre em contato conosco para possibilidades de reparo.




4.6. Meu fone começou a ficar apertado/frouxo/desconfortável


A orelha é uma das poucas partes do corpo humano que não para de crescer durante toda vida. Além do mais, emagrecer ou ganhar peso influencia no formato do seu canal auditivo. Nós construímos monitores com componentes para durar toda vida, mas o fit pode não ser perfeito durante todo esse período. Nós temos várias soluções para ajustes pontuais e nem toda mudança de fit requer um reshell. Entre em contato conosco.





5. Garantia

5.1. A Audio Dream oferece garantia nos seus fones?


Oferecemos garantia de 360 dias em todos os nossos monitores in-ear. Não nos responsabilizamos por erros grosseiros de utilização dos nossos produtos (por exemplo: ligar um monitor in-ear diretamente num amplificador de alto falantes de 200w ou causar curto circuito por utilizar um conector incompatível com um determinado reprodutor de áudio). Estamos sempre à disposição para solucionar suas dúvidas quanto ao uso seguro e adequado do seu Audio Dream. Já utilizamos nossos produtos nas mais variadas oportunidades. Não hesite em nos contactar!




5.2. A Audio Dream oferece garantia em seus acessórios e serviços?


Para cabos, acessórios, reshell e demais serviços, oferecemos garantia de 90 dias (art. 26, inc. II, do Código de Defesa do Consumidor). A garantia do serviço de reshell abrange apenas o reshell em si (caixa e fit), não os componentes que foram reaproveitados.





6. Outras dúvidas

6.1. Sou músico profissional, vocês realizam parcerias/patrocínio?


Somos uma empresa artesanal focada na qualidade de som. Não temos interesse em nenhum tipo de proposta de parceria, permuta ou patrocínio. Todos os profissionais que usam nossos produtos são clientes e temos muito orgulho dessa aprovação nacional e internacional. Esse indicador nos motiva cada vez mais a continuar fornecendo um trabalho artesanal e de qualidade. Nos sentimos lisonjeados que queiram trabalhar conosco, mas agradecemos que não nos enviem propostas.





7. International customers

7.1. Do you ship internationally?


Yes we do! We have plenty of customers all over the world and would love to help you find your new in-ear solution. Please contact us at and we'll sort you out.